O processo de 21 dias no emocional

(essa página se refere ao retiro sobre o qual escrevi nesse post!)

Após a primeira semana de limpeza física, vem a semana da limpeza emocional. A proposta é mandar amor par todas as pessoas que surgirem na lembrança, usar qualquer coisa que venha na cabeça para lembrar as pessoas vinculadas àquilo - pois a ideia é trabalhar o tanto quanto possível as relações com os outros e consigo mesmo. As pessoas surgem na mente para agradecermos, pedirmos perdão, perdoarmos ou mandarmos cura, e assim se mentaliza à medida que elas aparecem.
Nessa semana começamos a tomar sucos bem diluídos, e a energia vai voltando, os sintomas da primeira semana somem com os líquidos. Impossível não lembrar da música do Diko sobre a água!
Foi fantástico pra mim o que aconteceu nessa semana. Eu tive um insight muito amplo e incrível sobre como vivências da minha infância reverberavam na forma de crenças limitantes e condicionamentos no meu comportamento hoje. Foi como me ver num espelho da forma mais clara possível! Depois de um dia em que aconteceram algumas coisinhas menores que me deram material para observação das minhas reações emocionais, eu peguei pra ler um livro do Prem Baba, chamado Amar e Ser Livre, em que ele diz que para a pessoa ser capaz de ter um relacionamento baseado em amor verdadeiro, com respeito à individualidade e liberdade, ela precisa resolver suas crenças limitantes e pactos inconscientes estabelecidos durante a infância, geralmente em situações vividas com os pais. Diz que toda criança nasce absolutamente espontânea e que vai passando por cerceamentos dessa espontaneidade, muitos deles necessários no processo de educação, mas muitos também que causam estragos que se perpetuam no futuro, se não forem curados. Ele sugere que essas lembranças sejam escritas para que fiquem fáceis de visualizar. Eu estava já com aquelas observações das minhas reações emocionais da tarde na cabeça, e fui colocando num papel de uma forma que se organizou uma tabela (kkk eu e as tabelas... o Rô ri de mim que eu fico bem feliz mesmo é quando consigo botar as coisas da vida numa planilha!)
Planilhaaaa, planilha para todos!
Como a planilha ficou muito boa no meu entender kkk, vou compartilhar como eu fiz. Ficou assim:
1a coluna - o que eu recebi de "informação" na minha criação (fui lembrando de frases que ouvi muito, repreensões, coisas que me diziam que doíam, hábitos que me impunham)
2a coluna - como a informação da 1a coluna me atingiu (nas palavras do Prem Baba, qual foi a perda de espontaneidade que causou)
3a coluna - qual a crença limitante e o pacto que se estabeleceu no meu inconsciente por conta daquela situação (aqui coloquei afirmações de como a perda de espontaneidade se transformou em crença de que a vida continuaria sendo conforme aquele padrão)
4a coluna - novas afirmações, curando as crenças limitantes, e novos padrões de pensamento para lembrar toda vez que o padrão antigo se apresentar na mente.
Exemplo:
1a coluna: "não fez mais que a obrigação", "tem que saber tudo de trás pra frente", "sempre pode ser melhor": recebi informação de crítica e exigência de perfeição.
2a coluna: perdi a espontaneidade de me manifestar como sou - o que eu sou não é bom, não é suficiente.
3a coluna: crença limitante "eu nunca vou conseguir ser tão boa quanto deveria"; pacto "como não sou perfeita, não tenho direito de ser plenamente feliz"
4a coluna: "eu manifesto exatamente o que é para eu ser nesse momento, aceito meu ritmo de aprendizado, meus defeitos e qualidades, sem culpas e com amor por mim mesma"; "tenho todo o direito e capacidade de ser feliz exatamente como eu sou".
Foi tão rápido que a tabela se montou que parecia que aquilo tudo tava sendo soprado na minha orelha enquanto eu escrevia (e ficou grande!). Quando acabou olhei pra tudo aquilo e vi ali explicados vários sofrimentos que eu não entendia direito e não sabia resolver, os motivos dos meus comportamentos que me causavam infelicidade, foi bem impressionante. O poder de cura de a gente se enxergar daquele jeito, de tomar consciência do nosso funcionamento é incrível! A partir dali, quando vem um padrão de pensamento daqueles que eu "diagnostiquei", eu automaticamente percebo: "ahhhhh tô ligada que esse pensamento é só manifestação daquela crença limitante assim assado. Só que agora eu sei que eu não sou nada daquilo/não tenho que agir assim. Tu não me pega mais, pensamentinhoooo" kkkkkk

Nenhum comentário:

Postar um comentário