quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Compostagem com minhoquinhas

Olá!
Eu estava há meses esperando ansiosamente a hora em que eu teria uma mídia pra mostrar pra galera o nosso minhocário lindo. A hora chegou! Rá!
Desde que começamos a ampliar a consciência ecológica aqui em casa, uma das coisas que mais incomodava eu e o Rô era o lixo que ia fora direto. 
Aparte permacultor: hoje nós vivemos num sistema linear de extração, industrialização, distribuição, consumo, rejeitos, lixo e alguma pouca coisa de reciclagem. O caminho inevitável desse sistema é montoeiras de lixo! Não se pode gerir um sistema linear a partir de recursos finitos. A gente precisa apropriar a sabedoria da natureza, que gere todos os seus recursos em ciclos, para que tudo sempre se renove, se redisponibilize!
Então, pra implementar um pouco de ciclo na nossa vida alimentar, começamos a catar uma possibilidade de compostagem que fosse adaptável a apartamento, principalmente que não desse cheiro nem juntasse moscas.
Acabei encontrando na santa internet o modelo de compostagem minhocário com três caixas, que foi disponibilizado para muitas pessoas pela visionária gestão atual da Prefeitura de São Paulo através do projeto Composta São Paulo. Achei uma empresa que faz o minhocário aqui pertinho, em Florianópolis, e mandamos vir um de lá, curiosíssimos com a ideia de minhoquinhas chegando pelo correio - com a nossa inexperiência e falta de rede local de ecocontatos na época, entre 1) comprar o kit pronto deles e 2) fazer o minhocário conforme eles ensinam no site sem ter muita certeza do tipo de caixa, e ter que ir atrás das minhocas e de tudo mais, achamos que era melhor a 1a opção hehe! Essa escolha também é por uma escolha nossa de, se a gente pode bancar, estimular comércios locais com enfoque ecológico e social legal. Eles são tão lindos que têm um tutorial mostrando como fazer em casa o produto que vendem, isso que é compromisso com um mundo melhor! Minhocário Caseiro do coração <3 Também achei essa outra empresa de SP, que só fornece minhocas localmente.
Rô interagindo com nossas filhotas minhocas :-D
Encomendamos e, enfim, elas chegaram!! Vieram nesse saco verde de TNT cheio de terra, dentro de uma das caixas. Veio também serragem, a colher de pau pra mexer na terra, a torneirinha pra instalar na caixa de baixo, para esvaziar o líquido que acumula lá e que é um biofertilizante. Pra começar a usar, é só ir enchendo a primeira caixa de restos orgânicos (de preferência crus, sem muito sal nem muita gordura, sem excesso de cítricos - o site do Minhocário Caseiro tem todas as dicas), sempre cobertos por serragem, e quando a caixa de cima encher troca de lugar com a do meio; ambas tem furinhos para circulação das minhocas e para descer o líquido que fica acumulado na caixa de baixo.
No início, pareciam poucas minhocas - elas começam a vida com a mesma forma de adultas mas minúsculas, finas igual fio de cabelo, chega a ser difícil identificar. Hoje, depois de uns três meses, é minhoca que não acaba mais, de todos os tamanhos! É impressionante como elas proliferam e decompõem rápido os alimentos! Elas realmente viabilizam esse modelo em espaços menores, pois sem elas o volume de matéria orgânica que juntaria até a decomposição acontecer seria bem maior. Parece que essa é uma especificidade das minhocas californianas, essas mais vermelhinhas, que são as próprias para compostagem doméstica.
Eu sou bem cuidadosa pra não desperdiçar comida e ficava sofrendo por dentro de ver qualquer coisa ir pro lixo orgânico. Agora os restinhos vegetais, cascas, saquinhos de chá, vão todos lá virar húmus, biofertilizante e alimentar nossas filhotas. Como uma boa casa veg, praticamente todo o resíduo do nosso alimento é compostável nesse modelo :) Por essa medida e outras relativas a lixo seco, que vai ser assunto de outro post futuro, o nosso lixo que vai pra rua tá consideravelmente menor, uhu!! 
Um outro aparte, em relação ao veganismo e utilização das minhocas: eu, particularmente, não entendo de forma irrestrita que qualquer interação com animais seja exploração independentemente de sua natureza... se eu acredito em cooperação entre humanos, entre humanos e a natureza - se eu planto, dou nutrientes para as plantinhas e depois faço uso dos seus frutos para me alimentar -, não faz sentido excluir os animais dessa rede, dentro da ótica de respeito e gratidão com que temos de nos relacionar com todos os elementos da vida. Sou bem cuidadosa com meus alimentos (inclusive os escondidos, como os corantes de insetos), com vestuário animal, pois entendo que essas relações sejam exploratórias. Mas, para o nível de senciência das minhocas e as condições do ambiente no qual elas vivem estando no minhocário, e meu usufruto apenas do resultado natural da presença delas no ambiente, será que esse uso é uma exploração? Se num mundo hipotético lindo, eu tivesse ovelhinhas e galinhas num santuário ecológico pra bichinhos que escaparam da morte, haveria algum problema de fazer uso da lã da tosa, se tosa fosse necessária, ou dos ovos postos, considerando que eles estariam vivendo com as melhores condições que poderíamos dar a eles? Dei uma procurada e não achei na net nenhuma discussão sobre minhocários e veganismo, essa acima é só a minha opinião e a forma como eu entendo a questão, e o motivo pelo qual não acredito que haja algum problema na minha relação com as minhoquinhas. Acho que em toda ideologia, toda escolha deve haver uma ponderação de entender a motivação que nos leva àquele comportamento, para nunca perder o foco do nosso objetivo com aquela escolha... a fim de não nos tornarmos apenas seguidores cegos de uma doutrina ditada. A decisão é fácil quando a questão ética é óbvia, tipo os animais de corte; mas em algumas situações realmente se torna necessária essa reflexão. Se a pessoa pensa a respeito e conclui que deve ser estritamente contra qualquer uso, beleza também; o importante é que o comportamento seja consciente, motivado!
Dito isso, me parece que o mais difícil no processo de fazer seu próprio minhocário é o acesso às minhocas californianas, então pessoal de Porto Alegre e região!! Me disponho a doar minhoquinhas a quem já tenha o minhocário pronto e se comprometa a dar um ambiente nutritivo e saudável pra elas :) Comente, mande e-mail, dê uma chance pra compostagem! É lindo, é mais vida dentro de casa, é menos lixo pra rua, é muito amor!
Bjs 

Nenhum comentário:

Postar um comentário